A história de Araxá – MG

Araxá é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, localizado na mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Parnaíba.

O primeiro povoado da região nasceu em Desemboque, distrito de Sacramento, onde havia muito ouro para ser explorado.

Com a decadência da mineração, esses moradores saíram à procura de novas terras e pastagens propícias para a pecuária e entre 1770 e 1780, surgiram as primeiras fazendas na cidade de Araxá.

A descoberta da fertilidade da terra e do sal mineral nas águas do Barreiro fez o povoado se intensificar e em 1791 foi criada a Freguesia de São Domingos do Araxá e nomeado o primeiro vigário.

Aos poucos, em torno da igreja, foi-se delineando a Praça da Matriz, ladeada por casarões e sobrados. Partindo da praça, becos e ruas aos poucos ganharam espaço e, em dezembro de 1811, a Freguesia de São Domingos do Araxá desmembrou-se do julgado de Desemboque. A partir de janeiro de 1812, começou a exercer jurisdição civil e criminal, possuindo seu Juiz Ordinário.

Igreja Matriz São Domingos

Em 1816, o Sertão da Farinha Podre (Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba), anexado desde 1766 a Capitania de Goiás, retornou à Jurisdição de Minas Gerais, graças ao movimento dos moradores do julgado de Araxá e Dona Beja – mas vamos falar mais sobre ela em outro post.

Em 1819, quando da sua passagem por Araxá, o naturalista francês August de Saint Hilaire, mencionou existir em Araxá uma praça, 72 casas e apenas 2 sobrados. Um ano depois o vigário Francisco José da Silva registrou 117 casas e seis mil habitantes no Julgado, fazendo assim com que Araxá fosse elevada à Vila.

Em 1865 recebeu o título de Cidade, após a decidida participação dos araxaenses na Guerra do Paraguai, em 1889 foi criado um Conselho de Intendência, que substituiu a Câmara Municipal até a consolidação do novo regime. Finalmente, em 1915, foi criada a Prefeitura, após acordo firmado entre o Governo do Estado e a Câmara Municipal. Segundo este acordo, a Câmara cedeu ao Estado os direitos às Fontes do Barreiro, e este criou a Prefeitura de Araxá.

A pecuária foi a atividade econômica que determinou o crescimento de Araxá. O sal das águas minerais e a qualidade das pastagens da região foram fatores fundamentais para o seu desenvolvimento. Foram estas águas que determinaram o surgimento do Turismo na região, como a segunda atividade econômica do município, após a divulgação de suas propriedades terapêuticas no final do século XIX. O auge do turismo ocorreu nas décadas de 1940 e 1950, depois da construção do Complexo Termal do Barreiro, o município integra o circuito turístico da Canastra.

Tauá Grande Hotel – Termas de Araxá

 

 

 

 

 

Se gostou do texto, clique no botão curtir, comente e se inscreva para receber novos textos.

Até breve. ?

Isabel Sbrogio

 

 

 

 

Deixe uma resposta