Conheça Edimburgo, Escócia – A terra do Whisky e do Golf

Escócia

A Escócia (em Gaélico escocês: Alba, em Scots e inglês: Scotland) é uma das nações que integram o Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte). É um país rico em história e cultura e conhecido como a terra do whisky e do golf. Tem como capital Edimburgo, uma das cidades mais visitadas do país e que configura-se como um dos maiores centros financeiros da Europa.

foto2

Devido à sua localização, próxima em relação ao Pólo Norte, Edimburgo é uma cidade fria. No inverno, a temperatura não passa de 6 °C e pode atingir com frequência os 0 °C, principalmente em Janeiro e Fevereiro, os meses mais frios do ano. No verão a temperatura é morna durante o dia e fria à noite, dificilmente supera os 20 °C. A temperatura média anual da cidade é 8,3 °C.

Então, prepare os casacos, pois, apesar do frio, vale muito a pena incluir no seu roteiro este país de paisagens de tirar o fôlego, cuja história foi forjada com muita raça e força de vontade.

Ross Fontain - Escócia

Ross Fontain – A fonte de Ross foi instalada no parque em 1872. Foi comprada para Edimburgo por Daniel Ross. A fonte é composta por uma mulher nua no topo e mais quatro sentadas, representando as artes, a ciência, a poesia e a indústria. Essa fonte deu o que falar, pois a igreja dizia que ela era “groceiramente indecente, repugnante, insultuosa e ofensiva para os sentimentos morais da comunidade e uma vergonha para a cidade”. Houve muita discussão sobre a sua implantação, até que conseguiram acordar que seria colocada no parque. Pena que Ross morreu um ano antes de vê-la montada. Dizem que existe uma versão menor da fonte em Pelotas, no Brasil.

Edimburgo possui uma arquitetura preservada em estilo predominante medieval. A Old Tow, localizada no centro da cidade, nos remete à Idade Média, principalmente quando passamos pelos becos (Courts) localizados na Royal Mile

O Centro Histórico de Edimburgo é dividido em duas grandes áreas verdes, pela Princes Street Gardens. Ao sul encontra-se a cidade velha (Old Town) e o Castelo de Edimburgo (Castle Rock), construído em cima de um vulcão extinto e, ao norte do jardim, encontra-se a nova cidade (New Town) e a Princes Street (Rua dos Príncipes). Ao oeste do castelo, está o bairro financeiro da cidade. Os jardins foram feitos em 1816 no lugar do pantano Nor’ Loch.

mapa 1

Roteiro

Um roteiro ideal para Edimburgo deve ter pelo menos 4 ou 5 dias, para poder aproveitar bem a cidade e fazer tudo com calma. Isso se, neste roteiro estiver inclusa alguma cidade dos arredores, como por exemplo Highland ou, caso queira visitar uma destilaria de whisky.

Mas, não fique preocupado se tiver menos tempo, porque os principais pontos turísticos estão concentrados no centro da cidade e estão distribuídos pela New Town e Old Town (a maior parte).

Eu fiz o meu tour andando, mas, se você preferir, pode fazer de ônibus. Para mais informações acesse: http://edinburghtour.com/

Quando fiz o meu roteiro, coloquei o castelo de Edimburgo no segundo dia e, tenho que confessar que eu não aguentei de curiosidade, aliás que, assim que cheguei e fui até lá para ver. (curiosa) 🙂

Então, vamos começar o nosso pelo castelo, assim ninguém precisa refazer o roteiro, como eu fiz  😉

Edinburgh Castle

Castelo de Edimburgo

O Castelo de Edimburgo foi construído em cima de um vulcão extinto, que dizem ter estado em atividade há uns 340 milhões de anos. Existem várias teorias sobre quando o local passou a ser ocupado. Dizem que escavações feitas apontam para o primeiro e segundo século depois de Cristo. (É muito tempo) :0

Trata-se de um dos mais importantes castelos do país, sendo o principal símbolo da Escócia. Entre as suas atrações estão: As jóias da Coroa, que estão entre as mais antigas  da Europa; A Pedra do Destino (o assento de coroação dos reis da Escócia); O Royal Palace, que é onde ficam os aposentos reais e o quarto onde nasceu o futuro Rei James IV e I.

Site Oficial do castelo: http://www.edinburghcastle.gov.uk/

 

Scotch Whisky Experience

 

Scotch Whisky Experiense

Scotch Whisky Experiense. Um ótimo lugar para degustar os diversos tipos de whiskies produzidos na Escócia.

Saindo do Castelo, seguindo pela Royal Mile, no lado direito já vemos o Scotch Whisky Experience, o único “museu” sobre o principal produto escocês: O whisky.

Câmara Obscura

Câmara Obscura

Do lado esquerdo, quase de frente para o Whisky Experience, você verá a Câmara Obscura. Este passeio não conta a história da cidade, mas sim, da ilusão de ótica.

Do lado esquerdo, quase de frente para o Whisky Experience,  você verá a Câmara Obscura. Este passeio não conta a história da cidade, mas sim, da ilusão de ótica.

É muito divertido, principalmente se você estiver acompanhado de crianças ou até mesmo amigos e, de quebra, você ainda pode subir no topo do prédio e observar toda a cidade.

Deixarei no final do post um video, mostrando o que se passa dentro da Câmara Obscura.

 

The Elephant House

The Elephant House

Seguindo pela Royal Mile, vire a direita na George IV Bridge (que não é uma ponte). Tem um lugar muito especial para tomar um café ou fazer um lanche rápido: The Elephant House.

Este foi o lugar onde a escritora J.K. Rowling começou a escrever os livros de Harry Potter.

Existem boatos dizendo que, para não usar o aquecedor do seu apartamento, já que sua a situação financeira não era das melhores, ela passava o dia escrevendo em cafés locais, como Nicolson’s Café e The Elephant House.

No entanto, J.K. Rowling diz que, uma das razões que á levou a escrever em cafés, foi que, levar seu bebê para passear era a melhor maneira de fazê-lo cair no sono. De qualquer forma, ela realmente escreveu seus livros nesses lugares.

 

Hotel Missoni

 

Hotel Missoni

Para aqueles que estão estranhando o fato de estar na Escócia e não ver nenhum homem de saia, vão encontrar pelo caminho o Hotel Missoni, que é um convite para bater uma foto dos atendentes vestindo o kilt.

Detalhe que: cada vez que eu passava na frente do hotel, eu pedia para tirar uma foto… (isso porque os escoceses são muito simpáticos..rs) Você não acha? :p

National Library Of Scotland

library

National Museums of Scotland

 

Royal Museum and Museum of Scotland

O Nattional Museums of Scotland é formado por dois museus: O Royal Museum e o Museum of Scotland. Os dois ficam lado a lado, mas não é necessário sair de um para entrar no outro, porque os dois são ligados internamente.

 

Trata-se do segundo mais importante museu do Reino Unido, ficando atrás apenas do British Museum em Londres.

Está localizado na outra extremidade da Royal Mile, mas não fica muito longe do National Library.

Museu Nacional da Escócia tem uma vasta coleção de objetos de muitas partes do mundo, além de contar um pouco da história do país e cultura, através de alguns objetos encontrado ao longo dos séculos. Mas o principal destaque fica mesmo por conta da Ovelha Dolly, que foi clonada na Universidade de Edimburgo. Uma pesquisa genética que foi reconhecida através dos prêmios Nobel nas áreas das ciências e da paz…. você ficou surpreso? eu também fiquei! 🙂

11831778_1072896506061364_6919207515673047125_n

 

National Gallery of Scotland

11889561_1074477175903297_8711453881107488812_n

A Galeria Nacional da Escócia possui a maior coleção de arte do país (com obras de GauguinCézanneMonet,Velazquez, etc). Para ter mais informações, basta acessar os site: https://www.nationalgalleries.org

A cidade possui museus de grande importância. Além a National Gallery da Escócia e o Museu da Escócia, podemos visitar o Museu Real da Escócia (especializado em geologia, arqueologia, história natural, ciências, etc.), o Museu da Guerra de Edimburgo (localizado no Castelo de Edimburgo) e o Museu da Infância .

Vale a pena ressaltar que a Escócia é um celeiro de talentos, cujas “obras” modificaram a maneira de viver no resto do mundo. Podemos citar facilmente nomes de grande importância para a humanidade, como:

Alexander Fleming, descobridor da Penicilina; James Watt, criador da primeiro motor a vapor durante a revolução industrial; Adam Simpson, descobridor das qualidades anestésicas do clorofórmio; James Young, que desenvolveu a primeira refinaria de petróleo do mundo; Jon Logie Baird, que inventou a televisão; Alexander Graham Bell, que revolucionou as comunicações quando inventou o telefone; Robert Alexander Watson-Watt – inventou o radar; James Watt, Inventou a máquina a vapor e Lister, inventou a técnica de esterilização, para evitar que pessoas morressem devido á infecções pós-cirugicas. O enxaguante bucal Listerine, tem como origem o nome do inventor.

Muitos escritores de renome nasceram ou viveram em Edimburgo como por exemplo James Boswell, Robert Louis Stevenson,Conan Doyle e Walter ScottJ. K. Rowling. Recentemente a cidade tem sido retratada nos livros de Lan Rankin. Edimburgo foi declarada a primeira Cidade de Literatura pela UNESCO.

 

Até as ruas da Old Town estão repletas de histórias. Edimburgo é realmente um lugar incrível!

Estou disponibilizado abaixo o link de um vídeo que fala sobre Edimburgo e outro da Camera Obscura.

 

 

 

 

Se você já visitou Edimburgo, deixe seu comentário, contando a sua experiência.

 

Até mais.

 

2 thoughts on “Conheça Edimburgo, Escócia – A terra do Whisky e do Golf

Deixe uma resposta